sexta-feira, 1 de julho de 2011

Flatlinerz - U.S.A. (Under Satan's Authority) - 1994



Mó tempão queria esse trampo não tinha guardado o nome direito,algumas semanas atrás vi esse post,e até que em fim baixei,som pesado diguino da era de ouro do rap.


Um tema recorrente por entre as garrafas de tubão e as rodas de conversa sobre música com os compadres é justamente a questão de inicialização de um gênero. Como assim? Quando alguém chega a dúvida: "Quem começou o Gangsta?", "Quem começou o Rap?", entre outras colocações. É difícil estabelecer uma resposta concreta, pois diante de movimentos musicais, não existe o ato de chegar-se do nada, de criar-se um novo gênero do nada e de carimbar-se este novo gênero do nada. A música se constrói e se desconstrói com uma velocidade relativa, e ao passo que surgem novos gêneros, outros acabam caindo na obscuridade.

Entre as perguntas, ouço muito a dúvida de alguns amigos: "Quem iniciou o Horrorcore?". Difícil resposta. Primeiro, que o Horrorcore não é um campo de domínio que eu possua, gosto pouco pra falar bem a verdade (Mas respeito!). Segundo, porque a dúvida requer provas concretas, de alguém que tenha chego muito tempo atrás e estipulado "Este é o horrocore". Na busca pela resposta desta dúvida, e até por conta da famigerada pesquisa em busca de sonoridades antigas, acabei me deparando com este ótimo trabalho: Trata-se do grupo Flatlinerz, com seu único álbum lançado, chamado U.S.A, em 1994.

O Flatlinerz é, sem dúvidas, um dos primeiros grupos a desenvolver o Horrorcore dentro da música rap. Um dos. O ano era 1994, e naquele momento, já haviam outros grupos tais quais o Three 6 Mafia e o Gravediggaz. Isto posto, meus nobres, o Flatlinerz surgiu de uma forma curiosa. Naquela época, um dos grandes produtores de instrumentais da famigerada Def Jam Records, Jam Master Jay, estava envolvido com o desenvolvimento de um tipo de musicalidade mais pesada, mais pancada. Isso é devidamente retratado no primeiro trabalho do grupo Onyx (Bacdafucup). Diante desta busca instrumental, deparou-se com o grupo Flatlinerz, pessoal do Brooklyn. O grupo consistia por Jamal "Redrum" Simmons (Sobrinho do Russel Simmons, presidente da Def Jam), Gravedigger e Tempest. O ex-Run DMC Jam Master Jay conseguiu assiná-los à Def Jam, desconstruindo teorias de nepotismo, e por conta de uma alta qualidade nas músicas, o grupo ficou prometido como o próximo grande lançamento daquela gravadora. O Flatlinerz trabalhava com a linha Horrorcore, do satanismo, dos assassinatos brutais, e de temáticas que trabalhavam filmes de terror, e a oportunidade que a gravadora Def Jam havia enxergado, era levar o rap pra longe do gênero Gangsta, criando algo mais fidedigno ao pessoal que curtia coisas mais sombrias.


Foi quando o grupo lançou o álbum U.S.A, que significa Under Satan Influence (Sob Influência Satanista), fazendo um acrônimo com a sigla que representa os Estados Unidos da América. O álbum vendeu pouco, algo em torno de 36.000 cópias, o que explica o fato de U.S.A ser o único disco já lançado pelos caras. Mas ainda assim, pra quem busca aquele tipo de sonoridade que lembra o Onyx nos instrumentais, com ótimas levadas, e letras que puxam um ficcional sangrento de filmes de terror B, vale muito a pena. No caso, destaco as músicas Scary-Us (Nóis-Terror), cujo beat sombrio nos leva a um Brooklyn deserto, noturno, onde o medo e a sensação de morte parece ser a única coisa presente neste filme ficcional; além da música Flatline, cujo instrumental é fantástico. Mais da pancadaria é possível de ser presenciada na música Run (Corra!), que fala sobre perseguir vítimas por entre as ruas e vielas. Graveyard Nightmare (Cemitério dos Pesadelos) também é ótima e sua letra foca mais nos elementos fantasmagóricos, por entre os ecos, o vento gelado e a infinita noite, nos mais profundos pesadelos.


Ainda assim, por mais que pareça grotesco ou até gratuíto, o grupo conseguia manter uma consistência rueira incrível nas músicas, e é justamente por este motivo que o álbum foca muito mais no Bate-Cabeça (Hardcore Hip-Hop) do que o Horrorcore em sí. Era como se um grupo de maloqueiros resolvesse criar músicas com focos satanistas, ligando o ficcional com a realidade das ruas sitiadas por uma violência quase que sem fim nos bairros humildes. Aos que gostam de algo que realmente agrida os aparelhos de som, com instrumentais pancadeiros, no melhor estilo Nova Iorquino, o Flatlinerz não decepciona. Diretamente do Brooklyn, segue à vocês um tipo de trabalho que não teve seu devido reconhecimento na época, mas que certamente ajuda a entendermos o processo de desenvolvimento do Horrorcore, dentro da música rap, ainda nos anos 90.


Resenha feita pelo blog Kuayfloy.blogspot.com


01-Intro
02-Good Day to Die
03-Scary-Us
04-Flatline
05-Sonic Boom
06-Brooklyn/Queens
07-718
08-Run
09-Body ’n’ a Blunt
10-Whydyadoit
11-Takin’ ’em Underground
12-Graveyard Nightmare Feat. Rockwiler
13-One-Armed Bandit
14-Rivaz of Red
15-Santanic Verses Feat. Headless Horsemen
16-War Zone
17-Beware...
18-Live Evil


Download


Flatlinerz - Live-Evil [HD]

Nenhum comentário:

Postar um comentário